terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República

A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pará, eu te quero grande

Digo NÃO à divisão do Pará, porque se ele for dividido irá aumentar o número de políticos, e boa parte dos políticos são corruptos, se fossem honestos tudo bem mas quem irá garantir que não haverá corrupção. Além disso  haverá mais estados e municípios  para a União fazer o repasse de verbas e com isso as verbas poderão diminuir e prejudicar os outros estados. Alguns dizem que se o Pará for dividido ele será bem administrado, mas existem muitos estados que são grandes e bem administrados e estados pequenos que são mal administrados. Então, podemos concluir que não é a extensão de território o principal fator responsável pelo desenvolvimento de um Estado.